uso de lentes de contato
Publicado em 01 de junho de 2021

Óticas By Vision respondem: 7 dúvidas sobre lentes de contato!

Muitas pessoas que utilizam óculos já cogitaram trocá-los por lentes de contato. Além dos modelos com grau, as lentes coloridas (que mudam a cor real dos olhos) também são uma opção estética que exige cuidados. Porém, existem muitas dúvidas frequentes e informações falsas circulando na internet sobre o uso de lentes de contato. No artigo de hoje, as Óticas By Vision esclarecem mitos e verdades sobre esse assunto. Confira!

Verdade ou mentira: dúvidas comuns sobre o uso de lentes de contato!

1- É possível perder a lente dentro do olho?

Não. O nosso sistema ocular é fechado, então é impossível que isso aconteça. A lente de contato pode ficar presa na parte lateral ou superior da pálpebra, mas pode ser retirada com facilidade.

2- Preciso higienizar as lentes todos os dias?

Sim, o uso de lentes de contato exige uma rotina de higiene diária e bastante regrada. Geralmente, o paciente coloca as lentes pela manhã e retira no final do dia.

Ademais, as lentes de contato devem ser limpas individualmente com uma solução apropriada. Também é preciso deixar as lentes mergulhadas em um líquido especial dentro do estojo de armazenagem adequado.

3- As lentes de contato só são indicadas para adultos?

Não, pelo contrário. O uso de lentes de contato pode ser indicado para pessoas de qualquer idade. Porém, é incomum ver crianças utilizando lentes de contato devido ao difícil manuseio de colocada e retirada. Além disso, é preciso uma regrada rotina de limpeza. Sendo assim, o uso de lentes de contato é indicado para pessoas responsáveis, independentemente da idade!

4- Usar lente faz mal e causa infecções?

O uso de lentes de contato não faz mal à saúde — se usadas corretamente, claro! Ocorrem casos de infecções oculares somente quando o paciente não respeita o tempo máximo de validade das lentes ou é desleixado quanto aos seus cuidados de higiene.

5- Posso limpar as lentes com soro fisiológico?

Não, em hipótese alguma. A higienização das lentes só pode ser feita com os produtos adequados.

6- Pode dormir com as lentes?

Não. Quando o paciente dorme com as lentes, as córneas ficam sobrecarregadas, pois o oxigênio não chega enquanto estamos dormindo. Isso porque durante o sono não piscamos e nossas pálpebras ficam fechadas, impedindo a circulação de oxigênio.

7- Uso lentes de contato, posso usar colírios?

Não só pode, como deve! Utilize o colírio recomendado por seu oftalmologista ou optometrista. O colírio serve para pacientes que sofrem do problema de olho seco, quando as lágrimas não são suficientes para lubrificar os olhos. Então, o colírio age nessa função.

Procura lentes de contato de qualidade? Conte com as Óticas By Vision!

Decidido quanto ao uso de lentes de contato? A amarelinha do seu bairro faz tudo para melhorar sua visão! Somos um novo conceito de óticas no RJ. Prezamos pela qualidade, conforto e preço baixo para nossos clientes. Fale conosco e marque seu exame de vista grátis!

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir mais artigos como este em nosso blog: