Vemos uma mulher que se preocupa com a saúde dos olhos. Saiba como mantê-la!
Publicado em 12 de novembro de 2021

Saúde dos olhos: veja 7 dicas para manter a segurança!

Você sabia que hoje cerca de 217 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda de visão, em diferentes graus? A falta de cuidados é uma das principais causas desse problema. Para manter a boa saúde dos olhos, é essencial ter algumas precauções. Quer saber quais são e garantir a sua segurança ocular? As Óticas by Vision listaram 7 dessas prevenções. Confira!

Como manter a saúde dos olhos?

1) Visitar o médico dos olhos periodicamente

O primeiro hábito essencial para manter uma boa saúde dos olhos que iremos listar é a visita ao oftalmologista ou optometrista. Você a faz com frequência? Acontece que 34% dos brasileiros nunca foram ao médico dos olhos. Esses profissionais são especialistas no órgão.

A vistoria ocular é a responsável por garantir que tudo esteja dentro da normalidade. Caso contrário, o médico verificará o problema e irá sugerir uma solução. Se você realizar o exame regularmente, as chances de recuperação na hora da descoberta são maiores.

2) Não exponha os olhos ao sol

Expor os olhos ao sol não é recomendado, uma vez que pode gerar:

  • pequenas queimaduras na córnea;
  • visão turva e desfocalizada;
  • aumenta o desenvolvimento da catarata;
  • formação do pterígio, tecido que oculta e dificulta a visão.

Para garantir a saúde ocular, é interessante evitar o contato com raios solares. Procure não expor os olhos e busque fazer o uso de óculos de sol, se possível.

3) Higienize as mãos antes de tocar nos olhos

Outro cuidado importante para manter a saúde dos olhos é higienizar as mãos ao tocá-los. Ou seja, evite coçar ou levar a mão a área sem lavar antes. Ao ignorar essa recomendação, você pode trazer bactérias ao globo ocular. Esse feito pode gerar problemas de visão, como conjuntivite bacteriana e descolamento da retina. Cuidado!

4) Evite fumar!

Sabia que o hábito de fumar cigarro pode afetar os olhos? Pois é! Esse recurso pode gerar diversos problemas de vista para os usuários. Confira alguns:

  1. catarata: as substâncias inaladas alteram o metabolismo do cristalino ocular, causando a aceleração do processo natural de opacificação. Com o tempo, a doença pode gerar a cegueira;
  2. Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): o cigarro acelera o processo degenerativo da região central e nobre da retina. Como consequência, tem-se a perda da capacidade de definir formas, cores e rostos, além de impossibilitar a leitura;
  3. Síndrome do olho seco: agora, vamos falar da fumaça. Quando o usuário a assopra, muitas vezes atinge os olhos. Ao longo do tempo e repetição, há o ressecamento dos olhos, bem como a ocorrência de alergias, vermelhidão e coceira. Além de gerar desconforto, a visão pode ficar embaçada.

5) Não use colírios sem orientação médica

Colírios e lubrificantes oculares são medicamentos. Apesar de ter algumas opções “neutras” no mercado, é importante entender que muitos possuem substâncias de tratamento. Por isso, é imprescindível apenas fazer o uso desses compostos quando orientados ou prescritos pelo médico.

6) Evite dormir de maquiagem na região

Nada melhor do que uma maquiagem para se sentir linda e poderosa, certo? No entanto, ao chegar a hora de dormir, lembre-se de removê-la. As partículas de cosmético deixadas na área dos olhos podem irritar a região durante a noite. Pode-se ter consequências, como a inflamação ocular e a formação de manchas vermelhas nos olhos.

7) Escolha a sua ótica com cuidado

Por fim, mas não menos importante, tome cuidado ao escolher a ótica responsável por fabricar suas lentes. Ela deve ser responsável e ter boa reputação. Afinal, estamos falando da saúde dos olhos, órgãos responsáveis por garantir nossa visão. Se você utilizar o grau errado pode ter tonturas e prejuízo à vista. Por isso, cuidado!

Conte com as Óticas by Vision!

Precisa de uma ótica para ajudar a cuidar da saúde dos olhos? Conte com as Óticas by Vision! Somos uma empresa responsável e confiável. Fazemos sucesso com nossos clientes. Oferecemos um ótimo atendimento e preço justo, por isso, não deixe de nos conhecer melhor! Entre em contato e nos diga como podemos te ajudar!