Imagem represente os problemas de visão em idosos
Publicado em 25 de junho de 2021

Problemas de visão em idosos: saiba os 5 mais comuns!

A idade chega para todos e ela traz consigo o aparecimento de algumas doenças. Embora os problemas oculares possam surgir com qualquer idade, na velhice eles se tornam mais comuns. Nossos olhos são órgãos muitos sensíveis que demandam todo o cuidado. Pensando nisso, as Óticas By Vision separou um compilado de informações sobre os mais comuns problemas de visão em idosos. Confira!

Fique atento aos 5 problemas de visão em idosos

1- Catarata

A catarata é um dos problemas de visão em idosos mais comuns. Essa doença consiste na perda gradativa da transparência do cristalino, deixando a visão embaçada e turva. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa da cegueira em pessoas no mais de 50 anos no Brasil. Na maioria dos casos, a cegueira pode ser reversível por meio de cirurgia.

2- Glaucoma

Diferentemente da catarata, o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível. Essa doença ocorre devido ao aumento da pressão ocular no nervo óptico, causando a perda da visão periférica ou total. Por esse motivo, é importante a visita frequente ao oftalmologista ou optometrista para que seja diagnosticado a tempo para o tratamento.

3- Presbiopia

A presbiopia é um dos tradicionais problemas de visão em idosos. Também conhecida como “vista cansada”, é uma condição que ocular apresentada em todas as pessoas a partir de 40 anos. Seu principal sintoma é a perda da qualidade visual em relação aos objetos próximos. Por outro lado, a vista cansada pode ser facilmente corrigida por meio de óculos de grau ou lentes de contato.

4- Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é uma doença ocular oriunda da falta de controle do nível da diabetes. Ou seja, o alto nível de glicose interfere nos vasos sanguíneos oculares que regam a retina. Esse problema de visão pode ser controlado por meio de medicamentos, testagem de açúcar no sangue e dietas.

5- Degeneração macular relacionada à idade

A Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um dos principais problemas de visão em idosos. Em outras palavras, a mácula é uma parte da retina responsável pela formação das imagens. Devido ao envelhecimento, a função da mácula fica comprometida gerando manchas, borrões e perda da visão central. Infelizmente a doença não tem cura mas existem tratamentos paliativos com medicamentos, injeções e até mesmo cirurgia a laser.

Visite sempre seu oftalmologista!

Uma dica eficaz para a correção de problemas de visão em idosos é a visita constante ao seu oftalmologista. Vale ressaltar que o quanto antes as doenças forem diagnosticadas maior é a probabilidade de cura delas. Por consequência, você ganha melhor qualidade de vida!

Precisou de óculos? Conte com as Óticas By Vision!

Já chegou na terceira idade e teme os problemas de visão em idosos? Marque agora mesmo seu exame de vista grátis. Nós, das Óticas By Vision, somos referência de armação de óculos de grau e de sol. Oferecemos conforto, qualidade, sofisticação e preço baixo para nossos clientes. Visite a amarelinha do seu bairro.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog das Óticas By Vision e confira as novidades: