Vemos uma adaptação de óculos de grau pelo idoso. Veja algumas dicas!
Publicado em 04 de outubro de 2021

Adaptação do óculos de grau pelo idoso: 6 dicas para evitar a queda

Quedas na terceira idade podem estar relacionadas à não adaptação com os óculos de grau pelo idoso. Isso porque, nos primeiros dias, é comum que o paciente sinta tonturas e dores de cabeça, bem como desequilíbrio. Isso pode ocasionar os tombos. Por isso, o ideal é acelerar o processo e garantir um maior conforto para o mais velho.

As Óticas by Vision podem ajudar com isso! No artigo de hoje, nós demos algumas dicas de como melhorar essa adaptação do idoso com as novas lentes. Confira!

Adaptação dos óculos de grau pelo idoso: veja como acelerar!

1- Confira a altura da armação

Pode ser preciso que o idoso use lentes multifocais, que possuem 3 tipos de campo de visão (longe, intermediário e perto). Ou seja, abrangem a hipermetropia e a miopia.

Apesar de esse tipo de lente ser indispensável para quem necessita, existem indivíduos que preferem armações menores. No entanto, se a altura do aro da armação for menor que 3 cm, não será compatível com as lentes. Isso pode provocar tontura.

O ideal, então, é medir e escolher uma armação maior. Assim, há uma transição melhor entre os campos e se evita desconforto, bem como dificuldade na acomodação.

2- Leve os novos óculos para seu médico

Depois de pegar os óculos prontos na ótica, não deixe de levá-los no oftalmologista ou optometrista. Seu médico precisa conferir se:

  • a armação é curta demais;
  • o grau das lentes está certo;
  • a distância entre a pupila está certa;
  • a distância naso-pupilar está de acordo.

Ao levar a armação com as lentes ao profissional, você obtém a certeza de que está tudo certo. Ou seja, não haverão problemas na lente ou de dificuldade desnecessárias na adaptação.

3- Use sempre que puder

Outro cuidado essencial para acelerar a para adaptação com o óculos de grau pelo idoso é sempre usar. O ideal é que você acorde e já o coloque. Tire apenas ao deitar para dormir. Dessa forma, ao invés de se ajustar 100% apenas com 15 dias (tempo habitual), você garante uma acomodação completa com as lentes novas em até 7 dias. Evite quedas!

4- Utilize as áreas do campo de visão da lente

Uma atenção que também é essencial no processo de adaptação é utilizar as 3 partes da lente. Ou seja, ao invés de virar totalmente o rosto para olhar acima ou abaixo, mexa os olhos. Assim, você já começa a se adaptar com os diferentes campos de visão do óculos.

5- Limpe as lentes com regularidade

Também é essencial que o indivíduo limpe as lentes regularmente. Caso contrário, sempre existirá uma mancha atrapalhando a visão, ou seja, dificultando o ajuste. Então, é interessante que você tenha o cuidado de higienizar os óculos com frequência e, assim, garantir uma visão límpida.

6- Guarde-os com cuidado ao fim do dia

A noite chegou e você vai deitar para dormir? Não deixe os óculos na cama ou em algum lugar que possam sofrer arranhões. Isso causaria a necessidade de uma troca na ótica, forçando a pausa na adaptação. O ideal é colocar em uma caixinha.

Garanta a escolha da melhor ótica!

Precisa de uma ótica de qualidade? Conte com as Óticas by Vision! Nós podemos auxiliá-lo na adaptação com os óculos de grau. Asseguramos qualidade na lente e armação, bem como no serviço e atendimento prestados. Trabalhamos com os melhores fornecedores e oferecemos o melhor preço. Conte com essa ótica do RJ! Fale conosco!

Gostou deste artigo sobre cuidados na adaptação com óculos de grau pelo idoso? Visite nosso blog! Lá você encontra mais conteúdos como este.