Saiba neste guia se o seu filho precisa de óculos
Publicado em 01 de abril de 2021

Como saber se seu filho precisa de óculos? Entenda!

Será que meu filho precisa de óculos? Essa é uma dúvida comum entre pais e professores, que também podem avaliar um possível problema de visão nos pequenos. Aliás, é muito difícil o diagnóstico em crianças, pois elas não costumam explicar muito bem se enxergam com dificuldade porque a visão está em desenvolvimento até os seis anos de idade.

Nesse sentido, nós das Óticas By Vision separamos os sinais a serem observados para que os pais saibam a hora de levar seu filho ao oftalmologista. Continue a leitura!

6 sinais de que seu filho precisa de óculos

1- Dores de cabeça

O sinal mais comum de que seu filho precisa de óculos é se reclama constantemente de dores de cabeça. Atente-se: principalmente quando o episódio ocorre após a realização de alguma atividade como aula ou brincadeiras que exigem bastante foco e atenção.

Além disso, dependendo da idade da criança, alguns pequenos se queixam de “dores na testa” que passam despercebidas pelos pais.

2- Ficar de cabeça baixa

Se seu filho anda muito de cabeça baixa, geralmente as crianças utilizam essa técnica a fim de evitar quedas e tombos. Se perceber esse comportamento, muito provável que seu filho precisa de óculos.

3- Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz também é considerado um indício de que seu filho precisa de óculos. A partir disso, passe a notar se ele apresenta queixas ao entrar em um cômodo bastante iluminado. A luz solar e de eletrônicos também devem ser consideradas.

4- Dificuldade na leitura e aprendizagem

Se a criança possui índices escolares baixos e dificuldade na leitura também podem ser indicativos de que seu filho precisa de óculos.

Ademais, observe se a criança acompanha a leitura com dedo, essa mania é comum em pequenos que possuem dificuldade em dar continuidade de leitura em função do tamanho pequeno das letras. Em geral, nesses casos, os educadores relatam que muitos pequenos aproximam o livro na tentativa de enxergar melhor.

5- Coceira e lacrimação nos olhos

O hábito de coçar os olhos acompanhado de lacrimação excessiva é um sinal de conjuntivite ou de cansaço ocular. Por essa razão, esses são os sintomas iniciais de que seu filho precisa de óculos. Fique atento!

6- Sentar muito próximo à TV e tempo excessivo no celular

Se seu filho costuma sentar-se muito próximo da televisão e passa horas nos smartphones é bem provável que ele desenvolva problemas de visão. Caso a criança se aproxime constantemente das telas, esfregue o olho na tentativa de desembaçar ou tape um olho com a mão também são sinais de que visão não está 100% nítida.

E aí, seu filho precisa de óculos? Visite as Óticas By Vision!

Após esses sinais, ainda acha que seu filho precisa de óculos? Conte com as Óticas By Vision. Somos referência de óticas no RJ quando o assunto é qualidade, conforto e armação de óculos barata no RJ. Conheça os modelos de óculos das nossas 3 linhas: infantil, feminina e masculina.

Entre em contato conosco ou faça nos uma visita na amarelinha perto do seu bairro!

Gostou deste artigo? Acompanhe mais conteúdos sobre o assunto em nosso blog. Não deixe de conferir!