idosa com secreção amarela e com excesso de remela nos olhos
Publicado em 03 de setembro de 2021

Excesso de remela nos olhos: descubra as causas e tratamentos!

Remela, ramela ou secreção ocular, é um muco produzido pelo nosso sistema que se cristalizou enquanto estávamos de olhos fechados. Em geral, essa secreção não é prejudicial, pelo contrário, ela tem uma função protetora. Porém, quando há excesso de remela nos olhos, é sinal de alerta para possíveis inflamações oculares. No artigo de hoje, as Óticas By Vision esclarecem dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

Como surge a remela nos olhos?

Essa secreção ocular surge quando passamos muito tempo de olhos fechados. Podemos perceber que quando acordamos, as vistas normalmente estão bastante remeladas. A princípio, essa secreção produzida pelo nosso corpo é composta por resto de lágrimas, poeira e muco que foram acumulados durante o período em que os olhos permaneceram fechados. Vale ressaltar que a remela contribuí para a lubrificação dos olhos. Porém, quando surge em excesso, passa a ser motivo de preocupação.

Excesso de remela nos olhos: confira 5 possíveis causas!

1- Gripe

A gripe ou resfriado são fatores que contribuem para o excesso de remela nos olhos. Isso porque os sintomas de coceira nos olhos favorecem inchaço, vermelhidão e lacrimejamento nas vistas.

2- Conjuntivite

A conjuntivite é um dos principais motivos que geram o excesso de remela nos olhos. Essa inflamação nas vistas causa uma secreção ocular branca ou amarelada na parte externa dos olhos. Em alguns casos, impossibilita até a abertura completa dos olhos. Além disso, vale lembrar que a conjuntivite é contagiosa, por isso, recomenda-se que o enfermo fique em casa durante o tratamento para evitar a transmissão para outras pessoas.

3-Dacriocistite

Já a dacriocistite é um problema ocasionado diretamente no canal lagrimal — responsável pela secreção lubrificante dos olhos. Geralmente, essa inflamação no canal surge ainda quando bebê e pode ser curada naturalmente até 1 ano. Porém, existem alguns fatores que podem causar danos ao canal lagrimal, como: doenças respiratórias, fraturas no nariz e até mesmo rinoplastia.

4- Síndrome do olho seco

A síndrome do olho consiste na redução da quantidade de lágrimas produzidas. Consequentemente, é provável que os olhos ficam irritados e vermelhos. Além disso, esse fato contribui para a produção em excesso de remela nos olhos. Desse modo, é comum que esse problema ocorra quando estamos em ambiente muito seco ou passamos muito tempo em frente às telas de computadores e celulares.

5- Ceratite

Por último, temos a ceratite — inflamação na córnea. Pode ser causada por fungos ou bactérias. Além do excesso de remela nos olhos, a ceratite pode provocar dor nos olhos, ardência e visão turva.

Como evitar remela nos olhos?

Notou excesso de remela nos olhos? Não deixe de visitar um oftalmologista ou optometrista. Porém, confira alguns cuidados para minimizar esse problema:

  • lave as vistas com soro fisiológicos;
  • evite usar lápis de olho e rímel;
  • lave as mãos com frequência antes de levá-las aos olhos;
  • use colírios prescritos pelo seu oftalmologista.

Marque um exame de vista grátis na Óticas By Vision!

Entendeu os motivos causadores do excesso de remela nos olhos? Se for indicado a você o uso de óculos para descansar a visão, realize uma consulta grátis conosco! Somos um novo conceito de óticas do RJ. Visamos qualidade, conforto e preço baixo para nossos clientes.

Confira nossas linhas feminina, masculina e infantil.  Peça já um orçamento!