Mulher de óculos e com frio pratica os cuidados com os olhos no inverno
Publicado em 25 de junho de 2021

Confira 7 cuidados com os olhos no inverno

É chegada a época mais fria do ano. Você já notou que nossa pele tende a ficar mais ressecada em dias mais frios? O mesmo acontece com nossos olhos. No inverno, nossas vistas ficam muito mais sensíveis e expostas às infecções em função das temperaturas amenas e baixa umidade do ar. Nesse sentido, as Óticas By Vision preparou esse artigo ensinando 7 cuidados com os olhos no inverno. Continue a leitura!

Conheça 4 problemas nas vistas comuns no inverno

1- Coceira e vermelhidão nos olhos

Estar atento à coceira e vermelhidão nas vistas é um dos importantes cuidados com os olhos no inverno. Isso porque esses sintomas são oriundos de crises alérgicas bastante comuns nessa época do ano. Rinite, sinusite, bronquite e asma são exemplos disso. Ademais, a irritação pode ser causada por poeiras, bactérias e ácaros presentes em lugares fechados ou em roupas que ficaram um tempo guardadas.

2- Síndrome do olho seco

É comum utilizarmos sistemas de aquecedores ou, até mesmo, ar-condicionado para deixar o ambiente mais quentinho, porém essas alternativas contribuem para a síndrome do olho seco. Isso porque no inverno, a umidade do ar cai deixando o tempo mais seco. Nesse sentido, a produção das lágrimas fica comprometida. Por consequência, essa ação prejudica a lubrificação natural dos olhos e causa ressecamento nas vistas.

3- Conjuntivites

Você sabia que o aparecimento das conjuntivites são mais comuns no inverno? A baixa umidade e queda na temperatura podem contribuir para a facilidade dessa inflamação. A conjuntivite consiste em uma inflamação da membrana que reveste a parte do globo ocular. Ela é responsável por deixar os olhos vermelhos e lacrimejamento. Assim, a coceira nos olhos que podem durar de 7 a 15 dias.

Vale levar em consideração todos os cuidados com os olhos no inverno para não “ficar de molho” durante esses dias, não é mesmo?

4- Atenção aos raios UV

Agora você deve estar se perguntando: “por que os cuidados com os olhos no inverno incluem a proteção contra as radiações ultravioletas, sendo que não há sol em dias frios?”. Curioso, né? Pois bem, a emissão dos raios UV ocorre durante todas as épocas no ano. Vale ressaltar que, mesmo nos dias nublados do inverno, as radioções ultravioletas são tão prejudiciais quanto no verão. Por esse motivo, especialistas indicam o uso de óculos de sol mesmo no inverno.

Anote aí: 7 cuidados com os olhos no inverno

Para evitar os problemas de vistas citados acima, vamos às dicas essenciais de cuidados com os olhos no inverno das Óticas By Vision. Confira:

  1. use óculos de sol;
  2. se possível, evite ambientes fechados com aquecedores ou ar-condicionado;
  3. higienize sempre as mãos — às vezes coçamos os olhos sem perceber e podemos contribuir para a transmissão de conjuntivite;
  4. cuidado com roupas guardadas há muito tempo e roupas de cama — elas podem acumular ácaros e bactérias. O ideal é que lençóis e fronhas sejam trocados semanalmente.
  5. se você passa muito tempo em frentes às telas, tenha o hábito de piscar mais vezes;
  6. mantenha seus olhos hidratados com a ajuda de colírios — consulte orientação médica;
  7. visite seu oftalmologista.

Agende seu exame de vista grátis nas Óticas By Vision!

Seguiu todos os cuidados com olhos no inverno e ainda assim precisa de óculos? Não deixe de nos procurar. Somos referência entre as óticas do RJ em estilo, conforto e preço baixo quando o assunto é óculos de grau e óculos de sol. Aqui, temos modelos exclusivos divididos em três linhas: Feminina, Masculina e Infantil. Marque seu exame de vista agora mesmo!