Vemos uma pessoa seguindo o passo a passo de como colocar a lente de contato.
Publicado em 04 de outubro de 2021

Passo a passo: como colocar a lente de contato

Tem dificuldade para colocar a lente de contato? Esse processo pode parecer assustador, mas com o devido cuidado pode ser realizado. Nesse artigo, nós iremos mostrar como você deve realizar o procedimento. Continue lendo!

Saiba como colocar a lente de contato!

Passo 1: higienize as mãos

O primeiro passo para quem deseja colocar a lente de contato é limpar as mãos. Afinal, elas praticamente entrarão em contato com os olhos. Caso contrário, pode-se desenvolver algum tipo de infecção ocular, como conjuntivite ou ceratite. Por isso, é preciso cuidado. Não deixe de higienizá-las!

Passo 2: retire as lentes do estojo

Depois de higienizar as mãos, é hora de pegar as lentes de contato. Verifique se elas aderiram ao fundo do estojo. Caso isso tenha acontecido, apenas agite sutilmente o acessório para soltá-las.

Retire a lente com o dedo indicador. Com apenas uma na palma da mão, observe se ela está invertida. Isto é, se o formato observado for um “U” com as bordas viradas. Se observar isso, vire-as.

Passo 3: higienize as lentes

Mesmo que sua mão já esteja limpa, antes de colocar a lente de contato é necessário higienizá-la. Para isso, utilize um pouco do líquido específico para o material. Essa etapa serve para retirar quaisquer resíduos indesejados presentes na lente que possam prejudicar sua vista.

Passo 4: coloque a lente

Após realizar a higienização do material, você já pode colocar a lente de contato no olho. Para isso, use a mão em que possuir maior nível de coordenação. Com a lente no dedo indicador, use outros dedos da mesma mão para abrir a pálpebra inferior e os da outra mão para abrir a pálpebra superior. Coloque-a suavemente.

Passo 5: mova-as

Lentes no olho? Agora é hora de ajustá-las. Olhe para cima, para baixo e pisque durante alguns segundos. Isso ajudará o material a se adaptar à superfície e ir para o lugar correto.
E, lentes de contato prontas!

E para tirar, o que devo fazer?

O processo para a retirada do material não é muito diferente de colocar a lente de contato. Para remover, você deve:

  1. higienizar as mãos;
  2. secar as mãos com material não felpudo;
  3. levar o dedo indicador ao olho e tocar a superfície da lente;
  4. deslizá-la para a parte branca;
  5. pinçar a lente, com cuidado;
  6. puxar.

Se o material for descartável, jogue-as fora. Caso contrário, higienize as lentes e armazene no estojo com o líquido adequado.

Cuidados extras

1- Na lavagem das mãos, evite sabonetes perfumados

Sabonetes muito cheirosos podem conter componentes como perfume. Esse, em contato com os olhos, pode causar irritação e prejudicar a aplicação das lentes. O ideal é utilizar sabão neutro. Assim,você garante uma limpeza eficiente e evita-se estresse.

2- Aplique as lentes antes da maquiagem

Uma dica importante para aqueles que usam as lentes no dia a dia é essa. É imprescindível que a lente seja aplicada antes da maquiagem. Isso porque se algum resquício cair nos olhos e o material for colocado logo acima, pode ocorrer um atrito na córnea, ocasionando lesões e irritações. Por isso, para evitar problemas, é interessante já ter aplicado a lente antes de iniciar a maquiagem.

3- Respeite o tempo máximo da lente

Outro cuidado essencial para a manutenção das lentes, bem como da saúde dos olhos, é respeitar o tempo máximo. Geralmente, este vem indicado na caixa do material ou é relatado pelo vendedor. Em sua maioria, as lentes devem ser utilizadas com tempo limite entre 8 e 12 horas.

Conte com uma ótica de qualidade!

As Óticas by Vision são uma rede de óticas do RJ. Nós oferecemos tanto óculos quanto lentes de contato. Garantimos qualidade no produto, serviço e atendimento. Asseguramos o melhor do ramo para você. Precisa de uma ótica segura como esta? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!