Coceira nos olhos
Publicado em 15 de janeiro de 2021

Coceira nos olhos: conjuntivite ou alergia? Entenda!

Coceira nos olhos é comum, mas pode causar sérios problemas na vista. Muitos fatores podem levar a esse hábito, como pelo de animais, ambientes secos, exposição excessiva ao computador ou celular e muitos outros! No artigo de hoje, as Óticas By Vision irão falar especificamente de dois: conjuntivite e alergia. Como diferenciá-las? Aprenda hoje mesmo e saiba a que especialista recorrer!

Fatores que desencadeiam coceira nos olhos

1- Conjuntivite

Os principais sintomas da conjuntivite são vermelhidão intensa, queimação e sensação de remelas parecendo areia. Entretanto, esta doença também pode causar coceira nos olhos.

Ao suspeitar desta condição, você deve procurar imediatamente um oftalmologista. É necessário identificar se a conjuntivite é bacteriana. Neste caso, o tratamento precisa ser feito com antibióticos e colírios específicos.

Por mais que a sensação de coceira e a vontade de sucumbir a ela sejam intensas, você não deve levar a mão aos olhos. Além disso, lave-as frequentemente, para que ninguém mais da casa se contamine.

2- Alergia

O segundo problema que será tratado neste artigo e que pode levar à coceira nos olhos é a alergia. Esta pode ser causada tanto por fatores ambientais, como poeira, pelo de animais ou fumaça, quanto por alimentos, como frutos-do-mar. É conhecida como conjuntivite alérgica, por não ser desencadeada por uma bactéria e sim por uma alergia.

Nesse caso, é ideal procurar, além de um oftalmologista para o tratamento primário, um médico alergista. Com isso, você pode identificar qual a real causa do problema e tratá-lo a longo prazo.

Problemas causados pela coceira

Por que coceira nos olhos pode causar problemas? Vamos começar a responder esta pergunta analisando o fato de que as nossas mãos, a todo momento, tocam lugares que estão sujos ou infectados com vírus e bactérias. Por exemplo, dinheiro, maçanetas, botões de elevador, etc. Apenas com isso, nós já podemos refletir sobre a problemática de levar a mão aos olhos.

Além do fato citado, é bom pensarmos que o olho possui uma estrutura muito delicada. Ao coçá-lo, é possível ocasionar a lesão de áreas importantes, como o descolamento de retina.

Segundo especialistas, quando os dedos fazem pressão sobre os olhos, ocorre uma mudança na fibra ocular e na estrutura da córnea. Isso faz com que ela fique mais elástica, gerando uma pressão nas vistas.

Como aliviar a irritação nos olhos?

Já vimos que, por mais que seu olho esteja irritado, coçar não é uma opção! Mas, a partir disso, como aliviar os sintomas? Acredite: a solução é mais simples do que parece.

  1. Lave os olhos com soro fisiológico ou colírios lubrificantes receitados por um oftalmologista.
  2. Faça compressas geladas com algodão e soro fisiológico.

Ambas as opções ajudam a reduzir a coceira nos olhos.

Gostou deste conteúdo? A Amarelinha do seu bairro sempre pensa no melhor para manter a sua visão em dia! Conheça nossas linhas de óculos: FemininaMasculina, InfantilLentes de contato!

Fale conosco agora mesmo!